PLANO DE AULA FUTEBOL Salvo Automaticamente
CHUTE PARCIAL ANALÍTICO
PROF. ESP. LEONARDO COIMBRA
Disciplina de Esportes Coletivos I
Acadêmicos (as):
Douglas Nonnemacher; Vanessa Kalfels; Angelica Welter; Natália Andrade Ribeiro.
1. FUNDAMENTO/TEMA:
O fundamento técnico utilizado é o chute, onde, por meio do método parcial analítico, será aperfeiçoado o gesto de chute do jogador. Para Frisselli o chute é o ato de tocar a bola golpeando-a de diversas maneiras e em várias trajetórias com o objetivo principal de realizar um gol. É um dos principais elementos do jogo, sendo decisivo na finalização com objetivo de gol. É de extrema importância que o chute seja preciso e potente.
1.2. ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA O CHUTE:
1.2.1. Colocação do pé de apoio deve estar ao lado da linha da bola no momento do impacto.
1.2.2. Colocação do pé de toque deve ser feito chutando o centro da bola, de modo geral com o dorso de pé.
1.2.3. Posicionamento do tronco pode ser inclinado para frente, facilitando trajetórias rasteiras e um pouco inclinado para trás, facilitando trajetórias altas
1.2.4. Equilíbrio do corpo é feito deslocando para uma das pernas todo o peso, nesse momento, encontrar o equilíbrio para o chute. Com isso, a perna de chute estará liberada para o contato com a bola. Os braços são utilizados para um melhor equilíbrio.
1.3. TIPOS DE CHUTE
1.3.1. BICO - Chute apenas utilizado para afastar a bola da defesa ou finalizar, porém sem muito controle da direção;
1.3.2. VOLEIO – aplica-se quando a bola chega ao jogador de frente ou de lado pelo alto, usa-se o dorso do pé. Muito usado na saída de bola por goleiros.
1.3.3. BATE-PRONTO - A bola é recebida na parte frontal do jogador. A bola chega ainda no alto sem encostar no chão e batida quase que simultaneamente. Chute muito rápido.
1.3.4. PUCHADA - O jogado fica de costas para a bola, onde o jogador se apoia no solo e executa o chute por sobre sua cabeça utilizando o dorso do pé.
1.3.5.BICICLETA - O corpo permanece no ar por alguns instantes, o