Plano de aula: elevador hidráulico
ELEVADOR HIDRÁULICO
PLANO DE AULA
Objetivos Os objetivos deste experimento é mostrar o Princípio de Pascal que se aplica aos elevadores hidráulicos.
Discussão Blaise Pascal (1623 – 1662), cientista francês, foi quem esclareceu o princípio barométrico, a prensa hidráulica e a transmissibilidade das pressões. O princípio físico empregado aos elevadores hidráulicos foi descoberto por Pascal em 1652, o Princípio de Pascal: ”O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido”. O elevador hidráulico é um tipo de máquina que usa um dispositivo hidráulico para levantar ou mover objetos com a força criada quando a pressão é exercida sobre fluidos em um pistão. Esse fluido deve ser incompressível, ou seja, que não pode ser comprimido. Diferentes tipos de elevador hidráulico industrial são fundamentais na indústria automotiva, no setor de aviação, na construção civil, e em outros segmentos da indústria. Na maioria das vezes, esse modelo de equipamento industrial é utilizado para operar máquinas pesadas ou para mover e levantar objetos pesados e grandes como carros e containers. De acordo com a figura abaixo podemos observar como esse processo acontece:
O elevador é um dispositivo com dois vasos comunicantes, que possui dois êmbolos de áreas diferentes sobre a superfície do líquido (em geral óleo). Quando aplicamos uma força F1 no êmbolo de área A1, surge uma pressão na região do líquido em contato com esse êmbolo. Essa pressão é transmitida até o outro extremo, no êmbolo 2 com uma força de intensidade F2, proporcional a área do êmbolo 2. Aplicando o Princípio de Pascal, temos:
Onde:
Logo:
Com isso podemos dizer que o êmbolo menor recebe uma força de menor intensidade, enquanto o êmbolo de maior área recebe maior força.
ROTEIRO Experiência – Elevador Hidráulico Material utilizado Duas seringas (de 5 ml e 10 ml); Uma caixa de papelão; Mangueira de