Plano de Aula DV
SEGUNDA-FEIRA
Público-Alvo: alunos do 4° ano - um aluno com deficiência visual
Atividade: Coelhinho sai da Toca adaptado
Objetivo Geral Inclusão do aluno com deficiência visual na aula de Educação Física
Objetivo Específico Socialização e inclusão de um aluno com deficiência visual na atividade prática; Mostrar a turma e ao próprio aluno que é possível participar.
Local: Sala de aula, quadra ou pátio
Materiais: Bambolês
Desenvolvimento: Primeiramente o aluno ou os alunos com DV serão guiados por outro aluno para reconhecer o espaço onde será realizada a atividade. Após o reconhecimento do espaço os alunos serão divididos em duplas dispersos pelo espaço. Um dos alunos ficará segurando um bambolê na altura da cintura representando a toca e o outro representará o coelhinho que entra e sai da toca. Cada dupla irá combinar um som para se identificarem. Quando o professor disser “coelhinho sai da toca” o aluno com o bambolê sairá andando pelo espaço e quando o professor disser pela segunda vez “coelhinho saí da toca” o aluno com o bambolê que representa a toca ficará parado no lugar e emitira o som combinado para que o coelhinho encontre sua toca. Vence a dupla que o coelhinho conseguir encontrar primeiro sua toca.
Nesta atividade todos os alunos estarão vendados. A atividade poderá ser repetida invertendo os papéis, quem foi a toca passa a ser o coelhinho e quem foi o coelhinho passa a ser a toca, para que todos vivenciem os dois papéis.
.
Avaliação: Os alunos serão avaliados da maneira como encararam o desafio, como se comportaram durante a realização da atividade e o grau de dificuldade de cada um.