plano de aula deficiente visual
As Danças Circulares promovem uma rápida integração de grupos, reflexões sobre o trabalho em equipe, compreensão sobre conflitos, o despertar da criatividade, a integração dos hemisférios cerebrais, a ativação corporal, meditação dinâmica, conexão com seu eu superior. A dança estimula as pessoas a mostrar suas capacidades e potencialidades, através da prática da mesma, os deficientes visuais podem apresentar uma melhora no domínio de suas capacidades físicas, cognitiva, intelectuais e emocionais, proporcionando sua auto-independência e domínio do próprio corpo.
PLANO DE AULA
Local: Quadra Poliesportiva ou pátio com uma área longa de espaço
Tempo de aula: 20 minutos.
Clientela: 1º ano do ensino médio.
Material: Caixa de som e Pano para vendar os olhos
TEMA
Danças circulares
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Objetivos Específicos Cognitivos Os alunos deverão identificar os ritmos das musicas (Ex: lento, rápido, alto, baixo, mais de um instrumento, 1 instrumento só, e etc) Os alunos deverão compreender as danças circulares (Ex: Ciranda e suas características regionais). Objetivos Específicos Psicomotores: Os alunos deverão realizar movimentos ao comando do professor de acordo com o ritmo da musica. Objetivos Específicos Atitudinais: Os alunos serão capazes de aprimorar suas habilidades motoras, favorecendo sua consciência corporal e aumentando sua autonomia.
CONTEÚDOS
Conteúdo Conceitual Conhecer um pouco da historia das danças circulares
Conteúdo Procedimental Vivenciar os diferentes movimentos corporais e coordenativos, tais como circundução dos braços, flexão e extensão de braços e pernas, deslocamentos laterais, frontais e posteriores de acordo com o ritmo da musica. Conteúdo Atitudinal Respeitar a liberdade de expressão própria e a dos seus colegas aumentar sua percepção espaço-temporal, melhorar suas habilidades motoras, Aumentar sua autoconfiança e consciência corporal.