plano de aula de ed fisica
A atividade em si, é o pega-pega tradicional, com algumas adaptações para o aluno com deficiência visual, entretanto é importante: 1º) organizar os alunos em círculo para uma roda de conversa, auxiliando o aluno DV ( Deficiente Visual) se ele precisar e quiser.
2º) Durante a conversa explicar aos alunos as regras da “brincadeira” e suas adaptações.
3º) Demarcar um espaço para a atividade, em seguida percorrer o local primeiro com o aluno DV para que ele faça o reconhecimento da área e, em seguida com os demais alunos sendo um a um e com os olhos vendados para que possam ter a oportunidade de perceber as dificuldades do colega.
4º) Quando o pegador for o aluno DV todos os outros alunos deverão correr batendo palmas individualmente e sem agrupar, para auxiliar na localização dos mesmos.
5º) Quando o pegador for um dos alunos videntes, o mesmo deverá correr com uma bola de guizos nas mãos, facilitando sua localização pelo colega com deficiência visual, para que esse perceba a aproximação e se movimente na direção correta, sem probabilidades de encontros corporais. Avaliação: Observação do desenvolvimento da atividade. Perguntar aos alunos como se sentiram com a “brincadeira”, deve-se avaliar se conseguiram familiarizar-se com as adaptações feitas durante a atividade.