PLANO DE AULA DE DANÇA
2014
PLANO DE AULA
1.TEMA: Voleibol
2. CONTEÚDO: O fundamento toque de bola por cima.
3. OBJETIVO: Desenvolver a execução do toque por cima, conhecer e vivenciar as técnicas de execução do toque para obter um maior domínio da bola, reconhecer o toque como um fundamento capaz de ajudá-lo na dinâmica do jogo. Ele é o responsável, na maioria das vezes, pela preparação do ataque, ou seja, pelo levantamento. 4. PÚBLICO ALVO: Jovens de 12 a 15 anos.
5. METODOLOGIA: Iniciaremos com uma atividade de alongamento.
Aquecimento: Brincadeira de morto ou vivo.
Atividade I; explicando o fundamento do toque; distribuir os alunos em duplas, um de frente para o outro e uma distância aproximada de 5m um do outro. O aluno deverá posicionar-se com as pernas semi-flexionadas e mãos na altura do rosto. As mãos devem estar abertas e com os polegares e indicadores formando um triângulo. Flexione as pernas antes de golpear a bola, simultaneamente estenda as pernas e os braços em direção a bola. Toque a bola quando ela se encontrar na frente do rosto. Neste momento, as pernas, o tronco e os braços devem estar estendidos para cima, seguindo a trajetória da bola. A bola não é abatida, mas levemente carregada. Posição das mãos:
Os polegares e os indicadores devem formar um triângulo. Posição dos Dedos:
Nem demasiadamente rígidos e nem ao contrário completamente relaxados. O contato com a bola deve ser feito com todos os dez dedos. Depois do passe, os braços e as mãos acompanham o impulso da bola. Os braços terminando o impulso, permanecem por instantes em extensão e depois voltam naturalmente ao longo do corpo.
Executar o toque quando a bola estiver a frente do eixo do corpo.
O posicionamento ideal, o jogador conta com o apoio dos braços, tronco e pernas.
O posicionamento não ideal, a bola está passando pelo eixo do corpo do jogador e a tendência é de que a bola suba após o toque.
O posicionamento inviável, o jogador não dispõe de