plano de aula de artes
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ANA CLÁUDIA SANTANA
A EDUCAÇÃO PARA UM DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E SOCIAL
Texto dissertativo apresentado no curso de Pedagogia da faculdade AGES como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial das disciplinas Fundamentos da matemática, História Social da Criança, Arte e Educação, Prática III, Teoria da complexidade no 3º período, noturno, sob a orientação dos professor Maurício Ramon e Francisco.
Paripiranga-BA
A educação para um desenvolvimento político e social
Ana Cláudia Santana1
Nos preceitos da sociedade atual, é imprescindível pensar Pedagogia numa perspectiva de percepção de mundo, onde, a construção da identidade docente perpassa por todas as etapas de construção do indivíduo enquanto relações humanas, sociais e escolares. Logo, o futuro da educação escolar está atrelado ao que as universidades e faculdades idealizam para com o processo de formação dos educadores e a busca do próprio para com o reconhecimento profissional.
Na contemporaneidade, a sociedade assumiu um perfil de indefinições, onde, as mutações acontecem de forma constante. Em suma, é preciso refletir até que ponto os graduandos (as) estão sendo preparados para lhes dar com as adversidades deste novo modelo de sociedade. Eis, que um dos principais desafios que a nova escola possui é validar a realidade dos alunos como instrumento de análise e que esta, possa fazer desse instrumento um grande veículo de transformação do ser e da sociedade. NIKITIUK (2007, p.63) afirma que “a aprendizagem é um processo em que o sujeito assume, invariavelmente, uma postura ativa diante do objeto que deseja apreender, mesmo que o sujeito não tenha plena consciência disso”.
Para tanto, escola não pode limitar seus ensinamentos a conteúdos superficiais e distantes das vivências dos alunos, por isso, é indispensável que os professores e