Plano de aula coordenados no plano cartesiano
Professor: Marcos Aurélio
Escola: Colégio São Gabriel
Duração do conteúdo:
6 aulas
Componente Curricular: Matemática
Série:
8ª / 9º ano
Objetivos : Plotar pontos no plano cartesiano e construir gráficos de funções de
1º grau.
Conteúdo Selecionado: Funções e Pares ordenados
Procedimento de ensino: Aula expositiva, resolução de exercícios produção de registros. Recursos a serem utilizados: Quadro, giz, papel quadriculado e régua.
Desenvolvimento metodológico
Plano Cartesiano
Criado por René Descartes, o plano cartesiano consiste em dois eixos perpendilares sendo o horizontal chamado de eixo das abscissas e o vertical de eixo das ordenadas. O plano cartesiano foi desenvolvido por Descartes no intuito de localizar pontos em um determinado espaço. As disposições dos eixos no plano formam quatro quadrantes, como mostrados na figura a seguir.
Y
2º Quadrante
1º Quadrante
0
3º Quadrante
x
4º Quadrante
O encontro dos eixos é chamado de origem. Cada ponto do plano cartesiano é formado por um par ordenado (x , y ), onde x: abscissa e y: ordenada.
Construir no quadro o plano cartesiano e ensinar como se faz para demarcar pontos no plano, localizando os valores das ordenadas e abscissas.
Podemos utilizar tais pontos como exemplo a ser marcado no plano cartesiano
A(3,6), B(2,3), C(-1,2), D(-5,3),E(2,-4), F(3,0), G(0,5) .
Atividades:
Entregar o papel quadriculado para os alunos para que possam fazer a construção dos eixos ordenados. Pede –se para os alunos dobrarem a folha quadriculada na metade e depois novamente pela metade, formando assim quatro quadrantes.
Fazer com que os alunos tracem os eixos nas dobras do papel transformando em um eixo de coordenadas cartesianas. Façamos que eles identifiquem os quadrantes nas coordenadas cartesianas P(x,y).
Pedir aos alunos que com a régua marque os centímetros nos eixos ordenados.
Após terem marcados os centímetros no papel quadriculado, pedir que os alunos demarquem