PLANO DE AULA COM ALUNO COM D.V.
PLANO DE AULA
Público Alvo: Crianças de 06 anos – 01 criança com DV (Deficiência Visual). Total de crianças: 25
Tempo:De 01 a 02 semanas com uma poesia e durante o ano letivo com algumas adaptações temporais, até então imperceptível no ambiente escolar comum.
Tema: Poesia de Pedro Bandeira: Mais respeito, eu sou criança!
Objetivos Específicos:trabalhar através desta poesia os sentidos (o tato especificamente) e sua importância com toda a classe que, por maneira contumaz lhes passam desapercebidos, até então com a chegada de um alunoD.V. (deficiente Visual). Explicando-lhes a grande importância deste sentido para o grupo e para uma pessoa com esta deficiência, despertando-lhes também maneiras de convivência agradáveis, acolhedoras e companheiras e fazendo-os perceber que é possível e prazeroso trabalhar esta criança e outras com outras diferentes deficiência em sala de aula através de algumas mudanças e adaptações imperceptíveis no cotidiano escolar.
ObjetivosGerais: Trabalhar o conhecimento dos sentidos através da exploração de objetos ásperos, macios, finos grossos, quente, frio, o relacionamento interpessoal, o companheirismo e a afetividade.
Justificativa: Incluir um aluno com DV(Deficiência Visual) em sala de aula, através de atividades vivenciadas pela sala, mostrando a importância e a convivência com a inclusão de crianças com algumas deficiências utilizando materiais e oportunizando atividades e brincadeiras que até então para as crianças “normais” eram vistas como brincadeiras corriqueiras da nossa rotina, avaliando sua socialização com as demais crianças. No começo é tudo difícil, mas com o dia a dia esta criança tão “especial” passa por uma outra companheira qualquer inserida no ambienteeducacional. Visto que é por direito a inserção destas na comunidade escolar.
Observar o espírito de convivência, companheirismo e auxílio em pequenas tarefas das outras crianças, quando preciso, despertando-lhes a solidariedade