Plano de aula bloqueio no volei
Nome da atividade: Desenvolvimento do bloqueio
Faixa etária: 15 a 18 anos
Nível: Intermediário
Duração da aula: 30 minutos
Material: Rede, cones e bolas de vôlei
Objetivo: Ensinar aos alunos todas as técnicas do fundamento de bloqueio, visando melhor desempenho durante os treinamentos e jogos.
Desenvolvimento: Atividade 1: Os alunos deverão se posicionar em 4 filas de números iguais em cada lado da rede, saltar no mesmo tempo que a fila oposta, executando o movimento completo ultrapassando o bordo da rede com as mãos.
Atividade 2: Os alunos deverão se posicionar em 4 filas no bordo lateral de cada lado da quadra com o mesmo número de alunos em cada, um aluno de cada fila ficará como referência na posição 3, realizando juntamente com a fila o revezamento da posição, o próximo da fila deslocará frontal para a rede, logo após, realizará o deslocamento lateral juntamente com o aluno na posição 3, realizando o bloqueio duplo.
Atividade 3: Os alunos deverão se organizar em trios, posicionarem em uma fila perto do bordo lateral da quadra de cada lado. O trio vai se deslocar frontal a rede na posição 2, realizar o salto de bloqueio, se deslocar na lateral para a posição 3 e realizar o salto novamente, assim também deslocar da posição 3 para a 4 e saltar para o bloqueio.
Avaliação: Observar a posição inicial de expectativa do aluno, avaliar o movimento dos braços e das mãos durante o salto e o amortecimento do salto na queda. Avaliar o deslocamento do bloqueador central e o bloqueador da ponta e salto no bloqueio duplo e triplo. Encontrar as dificuldades individuais e permitir que sejam repetidos e corrigidos os movimentos incorretamente.
Conclusão: O fundamento do bloqueio em uma partida de voleibol é muito útil para auxiliar na defesa do ataque do time adversário e pode também ser considerado uma poderosa arma de ataque, pois um bloqueio bem executado se converte em pontos ou amortece o ataque adversário facilitando a