Plano de aula atletismo
As provas de 100 e 200 metros rasos constituem distâncias reservadas aos mesmos corredores, porque um velocista bem preparado consegue bons resultados nessas duas provas. Se for capaz de correr os 100 metros com passadas precisas, o corredor pode conservar grande velocidade média nos 200 metros, sem possuir necessariamente uma resistência comparável aos especialistas dos 400 metros ou de distâncias maiores.
Na atualidade, discute-se muito se deve haver treinamento diferente para cada uma dessas provas (100 e 200 metros). Alguns são de opinião de que existe diferença, porém na prática é bastante comum observamos velocistas participando das duas provas e saindo-se muito bem em ambas.
Para essas duas provas, o treinamento é igual no que se refere à velocidade.
A única diferença a ser considerada deve-se ao fato de que, para os 200 metros, há um maior volume no treinamento de resistência à velocidade. Por este motivo é mais fácil encontrar corredores de 200 metros fazendo boas marcas nos 100 metros do que o inverso.
Na prova de 200 metros, é importante a resistência de sprint, que visa manter a velocidade máxima no maior espaço de tempo possível, o que se consegue através de treinamento específico.
Objetivo Geral
Apresentamos este plano, visando uma aula de Atletismo para alunos de 13 á 15 anos. Na modalidade de corrida de 200 metros rasos.
PLANO DE AULA 1
OBJETIVO ESPECÍFICO Velocidade de reação
PARTE INICIAL
O objetivo da brincadeira é treinar como o corredor fica mais ágil com as pontas do pé. De início colocam-se duas fileiras com duas pessoas em frente dos dois bambolês. Isso mostra velocidade de reação. Ao comando de um estímulo, (som, palma ou chamado) os corredores atravessam os bambolês nas pontas dos pés com o objetivo de sentir como a reação de força inicial acontece.
Alunos dispostas em duplas, e de pé, por uma área delimitada. Escalar um aluno para ser o pegador e outro para ser perseguido.