Plano De Aula 7
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - CCJ0106
Título
PLANO DE AULA 7
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
7
Tema
A construção da parentalidade: relações afetivas.
Objetivos
Entender a construção da parentalidade.
Compreender a diferença entre conjugalidade e parentalidade em diferentes momentos. Analisar o princípio do melhor interesse da criança.
Entender a guarda compartilhada.
Identificar a alienação parental. Estrutura do Conteúdo
Páginas do material didático que devem ser lidas antes da aula: p. 56 a 67.
- Construção da parentalidade - explica a construção da parentalidade e a importância dos investimentos afetivos na família
- Conjugalidade X parentalidade - diferencia a conjugalidade e parentalidade em diferentes momentos e destaca os desafios dos casais da atualidade em redefinir expectativas e idealizações sobre o casamento e recasamento - Princípio do melhor interesse da criança - mostra a convivência familiar entendida como um direito fundamental da infância e a valorização da filiação sócioafetiva .
- Guarda compartilhada - apresenta a guarda compartilhada como a melhor solução para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, sempre que possível.
- Alienação parental - identifica a alienação parental como uma situação que ocorre quando o interesse dos pais prevalece sobre os interesses dos filhos, provocando danos em seu desenvolvimento. Aplicação Prática Teórica
1- Vimos como a lei nº 11.698/2008 representa uma nova compreensão do modelo de família. Com base no que foi apresentado neste capítulo, analise as afirmações abaixo:
I - Por ocasião de um divórcio, quando não houver acordo, a guarda deverá ser atribuída à mãe.
II - A guarda compartilhada implica na responsabilização conjunta e no exercício de direitos e deveres por parte de ambos os genitores.
III - Caso se verifique que os pais não apresentam condições de exercer a guarda do filho, o juiz poderá deferi-la a uma outra pessoa,