Plano de aula 2
1. TEMA: Esportes não convencionais
2. SÉRIE: 6º ano do ensino fundamental
3. DURAÇÃO: três aulas
4. OBJETIVO GERAL:
• Ampliar a cultura esportiva.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer a corrida de orientação.
• Identificar as diferenças e semelhanças entre a corrida de orientação e as outras modalidades em relação a aspectos como local da prática, velocidade, regras, número de corredores etc.
6. CONTEUDOS:
1ª etapa
Perguntar às crianças o que elas sabem sobre atletismo e esportes que envolvem o ato de correr. Elas conhecem e já praticaram algum? Quais? Já ouviram falar sobre a corrida de orientação?
2ª etapa
Realizar algumas das corridas citadas pela turma e organize um registro coletivo por escrito sobre as semelhanças e diferenças percebidas.
3ª etapa
Pesquisar textos e imagens sobre a corrida de orientação e apresentar ao grupo uma aula expositiva. É importante mostrar um exemplo de mapa.
4ª etapa
Propor aos alunos a vivenciar uma adaptação da corrida na escola ou no entorno dela. Para começar a organizá-la, eles devem pensar onde o percurso pode ser realizado (se possível, disponibilizar a planta baixa da escola para que visualizem as possibilidades). Depois, é preciso elaborar as regras e traçar um mapa para orientar os competidores. Ele pode ser desenhado no quadro e copiado pelas crianças no caderno.
5ª etapa
Com o mapa pronto, é hora de definir o trajeto a ser percorrido e os obstáculos. É importante também criar as legendas que identifiquem esses elementos. Com a ajuda da turma, organizar o trajeto real, respeitando as determinações do mapa.
6ª etapa
Dividir a garotada em grupos de três alunos e entreguar uma cópia do mapa para cada um. Antes de dar a largada, explicar a importância de eles se manterem unidos e respeitarem as regras. Liberar um trio de cada vez, com um intervalo de alguns minutos.
7ª etapa
De volta à sala, conversar com todos sobre o que acharam da atividade e quais dificuldades