Plano de aula 08
Sociedade mais competitiva exige famílias menores Em artigo publicado recentemente no Washington Post, o conhecido jornalista Alan Carlson aponta a crescente competitividade que existe nos países mais desenvolvidos como uma das principais causas da queda dos índices de natalidade. Os filhos seriam um “obstáculo” ao sucesso profissional dos pais, por causa do tempo e do dinheiro que teriam de ser dedicados à educação das crianças. Por este motivo mais e mais casais optam por casamentos sem filhos ou mesmo por não casarem. Nas sociedades em que o capitalismo está no auge do seu desenvolvimento, bom mesmo é ficar sozinho. Será? (Adaptado do jornal Folha de são Paulo de 18-08-2006.)
1- Segundo a teoria da ação social de Weber, que tipo de ação está presente no texto? Justifique:
R: Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;
2- O texto apresenta a ideia de “ficar sozinho”, exemplo típico do individualismo crescente, como uma boa alternativa na sociedade contemporânea. Neste sentido, explique, segundo a visão weberiana, por que o individualismo é uma tendência da sociedade moderna.
R: Ele faz uma análise da sociedade através de uma metodologia, o individualismo metodológico, na qual o indivíduo que é o objeto estudado, é analisado de forma isolada, separando-se sentimentos e razão. O observador, cientista, se torna coisa, algo distante do que observa e estuda, para que a análise seja perfeita.
Questão de múltipla escolha:
De acordo com as ideias de Weber, assinale a alternativa correta: Numa sociedade complexa como a brasileira, o sociólogo apresenta sua interpretação, que por mais que possa ter certa respeitabilidade acadêmica, é mais uma versão que concorrerá com outras – artísticas, políticas, em termos de aceitação perante o público relativamente heterogêneo. PORQUE A realidade sempre é filtrada pelo ponto de vista do observador, o que