Plano De Apresenta O De Portugu S
Professora: Ana Cristina Brito
Disciplina: Português
Ano lectivo: 2014/2015
Introdução
Objectivos:
Cumprir o contrato de leitura estabelecido;
Fundamentação do prazer de ler o livro;
Cativar a atenção da audiência para este livro;
Tema: Livro ‘O velho que lia romances de amor’ de Luís Sepúlveda
Estrutura:
Breve apresentação do livro;
Apresentação das personagens principais;
Ligação entre as duas personagens principais;
Pertinência do título: ‘O velho que lia romances de amor’.
Desenvolvimento:
Breve apresentação do livro:
A história fala sobre um homem, António José Bolívar Proaño, que vivia numa aldeia isolada, no interior da floresta, com a sua mulher, Dolores Encarnación Del Santíssimo Sacramento Estupiñan Otavalo.
Na sua aldeia, toda a gente comentava o facto de o casal não poder ter filhos, o que os levou a partir para outra aldeia, El Idílio, onde viveram dois anos. No segundo ano, Dolores morreu, vítima de malária.
Após este acontecimento, António começou a conviver com os Xuar, uma tribo indígena da selva Amazónica onde aprendeu a sua língua, os seus costumes: a caçar, pescar e muitas outras coisas mais.
Um dia, Nushiño, um indígena Xuar, morreu depois dos colonos terem disparado contra si. António Proaño tinha abandonado os Xuar por se sentir velho. Com este acontecimento, sentiu-se culpado e, por isso, foi impedido de conviver com a tribo.
O homem voltou para El Idílio, onde conheceu o dentista, Rubicundo Loachamín, de quem se tornou amigo.
Um dia, quando decidiam se o deixavam votar, descobriu que sabia ler. A partir daí começou a ler jornais, mas estes não lhe despertavam interesse. Então, pediu ao seu amigo dentista, que vivia numa cidade, para, sempre que fosse a El Idílio, lhe levasse alguns livros.
Um dia, chegaram à aldeia uns Norte-Americanos que se dirigiram para a floresta, onde encontraram um homem morto com as marcas de garras nas costas. Correram logo para a aldeia, onde o administrador organizou uma