Plano de Abandono
1. OBJETIVO.
Definir critérios para administração de recursos materiais humanos e técnicos para agir e controlar dentro do menor espaço de tempo possível, situações de emergências.
Importante salientar sobre o objetivo fundamental, que é de evitar que se tenha de produzir o deslocamento de paciente ou que, dependendo do caso, se produza de forma, ordenada e com garantia para a vida dos enfermos.
2. PREVENÇÃO.
Será de responsabilidade das chefias das áreas, sob orientação da equipe de Bombeiros, que deverão adotar postura preventiva, implantar medidas e cobrar atitudes e ações para impedir ocorrências que caracterizam emergências.
3- GRUPO DE COMBATE A INCÊNDIO.
Grupo de colaboradores treinados para a retirada ordenada de pessoal em situações de incêndio ou de emergência, com vistas a evitar o pânico.
Estes colaboradores realizam anualmente curso de formação e reciclagem de brigada de incêndio e tem a missão de combater princípios de incêndio, prestar primeiros socorros até atendimento especializado, realizar salvamento de vítimas e orientar os demais colaboradores em casos de emergência.
3.1 Formação e Identificação:
Coordenador Geral, Chefe de Brigada, Líder, Brigadista e Grupo de Apoio.
Todos os colaboradores que fazem parte da brigada de incêndio podem ser identificados através de crachá de brigadista. Cada brigadista recebe 2 crachás sendo que um destes crachás o colaborador mantém consigo e o outro fica no quadro de brigadistas do pavimento, onde o colaborador esta desenvolvendo suas atividades.
Modelo da braçadeira do Brigadista:
:
4. PROCEDIMENTO EM CASO DE PRINCÍPIO DE INCÊNDIO
Ao perceber no local, princípio de incêndio ou o toque do alarme de incêndio, tome as seguintes providências: