Plano contingência estádio futebol
Engeneiro Civil especialista em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental
PLANO DE CONTINGÊNCIA
Estádio Alfredo Jaconi
ESPORTE CLUBE JUVENTUDE
Rua Hécules Galló, 1547
Caxias do Sul – RS
1 - CONSIDERAÇÕES GERAIS
Este plano tem o objetivo de avaliar, definir responsabilidades e estabelecer uma organização para atender situações de emergência dentro do Estádio Alfredo Jaconi, de propriedade do Esporte Clube Juventude, em Caxias do Sul, RS. Para a elaboração do presente documento, foram realizadas vistorias nas instalações do clube a fim de verificar as condições e equipamentos de segurança.
Este documento foi desenvolvido com o intuito de informar e dar treinamento as equipes, que atuam nos dias de jogos, visando agilizar e padronizar as ações de resposta para controle e combate à ocorrências anormais.
As conclusões constantes neste documento estão baseadas nas observações no local e dados obtidos na empresa.
2 – MEDIDAS de PREVENÇÃO
Atualmente existem dispositivos e sistemas de segurança fixos e móveis, os quais são disponibilizados somente nos dias e horários de eventos esportivos. Fixos: Alambrados, Guarda corpo, Câmaras de vídeo, Extintores de incêndio ( 33 unidades ), Alarme de Incêndio, Iluminação de emergência, Sinalização das rotas de saída. Móveis: duas Ambulâncias, Bombeiros, Policiamento ostensivo, Brigada interna de emergência, Equipe de orientadores e Equipe de seguranças do clube.
3 – PLANO de EVACUAÇÃO
O estádio tem capacidade para 20.000 pessoas, limitados pela direção do clube, sendo que nos eventos do ano de 2009 registrou-se uma média de 10.000 pessoas, ( 50 % de sua capacidade total ). Existem oito ( 8 ) saídas para evacuação do publico de dentro das dependências do estádio, através de portões ( sendo o menor com medida de 3,15 metros de largura ) que totalizam 61,6 metros de vão, equivalente a