planilhas
31/12/1969
Por Erion Monteiro
Você já ouviu falar de Computação em Nuvem ou Cloud Computing ? Saiba que o assunto está cada vez mais presente nos editais e provas de concursos públicos. O termo se refere aos métodos de acessar aplicativos ou mesmo sistemas inteiros, executados a partir de servidores da Internet com a mesma facilidade de usarmos programas instalados em nosso próprio computador pessoal. Sistemas desenvolvidos para a nuvem surgem com a promessa de tornar mais seguros, portáveis e baratos os métodos de uso atual do computador.
A ideia de representar a Internet como uma nuvem já não é nenhuma novidade para os profissionais de Tecnologia da Informação. Desde os anos oitenta é comum representar como uma nuvem parte de uma rede maior, principalmente aquelas baseadas na infraestrutura de uma operadora de telefonia. Os antigos flowchartsjá apresentavam o desenho de uma nuvem ao invés de cada item quem compunha a rede. Atualmente, a Internet tomou posse deste conceito e a nuvem foi a forma encontrada para representar a infraestrutura da Internet.
Com o uso de sistema de computação em nuvem, há uma redução significativa da carga de trabalho dos computadores locais. Como a máquina do usuário só rodará pequenas aplicações para dados e programas armazenados em servidores online, diminuirá, consideravelmente, a demanda por hardware e software no lado do usuário. Praticamente, basta um browser para que o computador possa rodar o software da interface que estará armazenado no servidor da nuvem.
O conceito de Computação de Nuvem ou Computação em Nuvem engloba diversas categorias de serviços. Provavelmente, veremos surgir uma série de outros serviços em um curto espaço de tempo. Atualmente, esses serviços são divididos em seis tipos: IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço): refere-se ao uso de Cloud Computing no fornecimento de infraestrutura computacional como um serviço (geralmente em ambientes virtuais). Em vez de