planilha
Seccionamento e comando
1 Introdução
Esta seção trataremos das medidas de seccionamento e comando não-automático, local ou à distância, destinadas a evitar ou eliminar perigos com as instalações elétricas ou com equipamentos e máquinas por elas alimentados.
2 Generalidades
Sobre seleção e instalação dos dispositivos de seccionamento e de comando, as medidas descritas nesta seção não são alternativas às medidas de proteção.
Qualquer que seja o esquema de aterramento, o condutor de proteção não deve ser seccionado, incluindo o condutor PEN dos esquemas TN-C. No esquema TN-S, não é necessário seccionar o condutor neutro.
3 Seccionamento
Todos os condutores vivos, em todos os circuitos, devem poder ser seccionados, com exceção daqueles especificados. Um conjunto de circuitos pode compartilhar um dispositivo de seccionamento comum, que pode ser ou não adicional aos meios de seccionamento de que cada circuito for individualmente provido, desde que as condições de serviço permitam o seccionamento comum.
Devem ser previstas medidas adequadas para impedir a energização inadvertida de qualquer equipamento.
NOTAS:
1 Essas precauções podem incluir uma ou mais das seguintes medidas:
― travamento do dispositivo de seccionamento com cadeado;
― afixação de placas de advertência;
― instalação em local ou invólucro fechado a chave.
2 Como medida suplementar, as partes vivas podem ser curto-circuitadas e aterradas.
Quando um equipamento ou invólucro contiver partes vivas associadas a mais de uma alimentação, deve ser afixado um aviso que alerte, em caso de acesso às partes vivas, sobre a necessidade de seccionar as diferentes alimentações, a menos que exista um intertravamento que assegure o seccionamento simultâneo de todas elas.
Devem ser previstos meios apropriados para assegurar a descarga de energia