Planetas
Mercúrio (nome grego Hermes), o mensageiro dos deuses: provavelmente o seu nome foi associado a Hermes porque apresenta um movimento relativo maior do que o movimento dos outros planetas.
Vênus (nome grego Afrodite), deusa da beleza e do amor: a beleza do planeta observado ao amanhecer ou ao entardecer pode ter sugerido esse nome.
Marte (nome grego Ares), deus da guerra: a sua cor vermelha sugere a associação com sangue e com o deus da guerra.
Júpiter (nome grego Zeus), deus do Olimpo: provavelmente recebeu este nome por ser o planeta mais brilhante.
Saturno (nome grego Cronos), pai de Zeus e senhor do tempo: recebeu este nome por ser o mais lento dos planetas visíveis a olho nu.
Os demais planetas, Urano, Netuno e Plutão, foram descobertos bem mais tarde (1781,1846 e 1930, respectivamente) e foram batizados com esses nomes para dar continuidade à nomenclatura iniciada pelos gregos.
Urano (nome grego Urano), pai de Saturno e avô de Júpiter
Netuno (nome grego Poseidon), irmão de Júpiter, deus dos mares. A coloração azulada do planeta foi definidora deste seu nome.
Plutão (nome grego Hades), irmão de Júpiter, deus do mundo subterrâneo (os infernos): o nome Plutão foi escolhido também por conter as iniciais do descobridor deste planeta, Percival Lowell.
Os asteróides mais brilhantes (pequenos corpos que órbitam entre Marte e Júpiter) e os satélites dos planetas também receberam nomes de deuses e semi-deuses gregos e romanos. Alguns satélites descobertos posteriormente receberam nomes sheakespeareanos (por exemplo, Miranda de "A Tempestade" ).
Além da cultura greco-romana, os