Planejando a próxima d cada 20 metas do PNE
Planejar para a eliminação da desigualdade no País. Construir formas orgânicas de colaboração entre os sistemas de ensino, mesmo sem que as normas para a cooperação federativa tenham sido ainda regulamentadas. Articulação com o SNE. Referência para PPAs. Percentual do PIB. Ministério da Educação (MEC) realiza a articulação por intermédio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE).
As responsabilidades dos entes federados estão definidas, mas ainda não há normas de cooperação suficientemente regulamentadas. Gera desarticulação. Necessária a descentralização articulada. Metas são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência; as desigualdades educacionais em cada território com foco nas especificidades de sua população; a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais; e o exercício da cidadania. Direitos humanos, à sustentabilidade socioambiental, à valorização da diversidade e da inclusão e à valorização dos profissionais que atuam na educação. Padrão nacional de qualidade. Toda a sociedade deve se preparar para a tarefa de elaboração dos planos de educação.
Metas da educação básica: 1, 2, 3, 5, 6, 7, 9, 10, 11
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.
Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
Estratégias: Ingresso escolar antes dos 7 tem resultados superiores. Benefício maior nas classes populares. Acompanhamento individualizado do aluno. Favorecer o