Planejando uma compra
Realizar a tarefa de comprar os ingredientes de uma receita pode parecer fácil, mas, na realidade, é necessário que antes seja considerado vários fatores que influenciam diretamente na escolha desses produtos, para que realmente evite-se o desperdício. Verificar se há necessidade de tal é de extrema importância. Muitas vezes, compra-se algo sem considerar sua relevância em relação ao que será preparado, ou seja, deve-se evitar, primeiramente, a compra de alimentos supérfluos, ou seja, desnecessários.
A partir do momento que se tem consciência da necessidade real da compra, é preciso planejar. Tudo quando é planejado tem menos chances de dar errado. Sendo assim, saber com antecedência quais produtos precisa gasta-se menos com dinheiro para transporte, por exemplo, ou seja, diminui os custos e otimiza o tempo.
Ao diminuir o desperdício dos alimentos não ganha-se somente financeiramente, por comprar menos e conseqüentemente gastar menos. Ganha-se também na qualidade. Se bem planejada, os alimentos adquiridos na compra terão qualidade superior, já que tudo estava preparado, pois assim é possível ter maior controle do estoque de alimentos. Itens esses que, muitas vezes, são perecíveis e possuem a data de validade curta.
Outra grande vantagem a ser utilizada é a de consumo de alimentos abundantes na época. Procurar usufruir dos alimentos que estão em maior quantidade para venda e menor preço é outro grande ganho. Por estar em época, a fruta, por exemplo, tende a ficar mais barata e melhor, quando se refere à qualidade.
Levando tudo isso em conta, evitar o desperdício e planejar a compra torna-se uma tarefa mais simples, e totalmente necessária. Antes de mais nada, é necessário efetuar um levantamento dos alimentos e dos gastos semanal, quinzenal e mensal dos mesmos. Tendo estes cuidados, as chances de ocorrer uma compra mal sucedida tornam-se menores, pois há controle e acompanhamento de todo o