PLANEJAMENTOS
2- Super processamento – Cuidados e atividades em excesso. Causas: qualquer atividade ou serviço que não contribui para o desempenho do processo e atividades desnecessárias.
3- Movimentação desnecessária - Qualquer movimentação de materiais que não acrescente diretamente valor ao processo de fabricação.
Causas: medição de tempos e estudo de métodos incorretos.
4- Movimentação desnecessária de operadores – Qualquer movimento de pessoal que não acrescente valor ao produto, tal como caminhadas, ato de segurar retendo peças, batepapos, etc. Causas: tempo ocioso, falta de orientação, treinamento, supervisão, etc.
5- Retrabalho – Refazer, reparar, correções. Causas: não satisfazer as especificações do cliente, retrabalhar ou corrigir um produto.
6- Espera -.Qualquer tempo ocioso de homem, máquina ou material. Causas: planejamento e medição de tempos e métodos incorretos.
7- Inventário – Acúmulo de peças, produtos semimontados no processo ou em armazenamentos e todo tipo de sobras desnecessárias. Causas: Controle ineficiente, deterioração de materiais, refugos e obsolescência de material.
Como melhorar os 7 tipos de desperdícios? Eliminá-los é quase impossível devido a diversos fatores de ordem técnica, ligados às maquinas, equipamentos, a deficiência de um banco de dados para planejamento e a fatores humanos. Entretanto, a adoção de um programa persistente de PMC - Processo de Melhoria Contínua - que busque incessantemente a redução dos desperdícios, através de conscientizações, treinamentos e busca de novas tecnologias, busca minimizar os desperdícios. Desperdício e o PPCP O Planejamento deve estar atento para os 7 principais desperdícios que ocorrem durante a execução do Planejamento. Esses desperdícios agregam custos ao processo e mascaram os