Planejamento
Quando temos um objetivo a alcançar devemos definir as metas a serem seguidas para o alcance de um bem maior. Toda atividade humana realizada sem qualquer tipo de preparo é uma atividade aleatória que conduz em geral, o indivíduo e as organizações a destinos inesperados, decepcionantes e as vezes em situações piores que aquelas anteriormente existente.Ver alem do horizonte ajuda a adquirir competências necessárias para aproveitar as oportunidades que surgem a cada meta alcançada, planejar é necessário, mas não é fácil, exige disciplina, pró-atividade e efetividade, todas essas qualidades precisão trabalhar juntas para se alcançar a eficiência (fazer mais com muito menos).
Viabilidades devem ser analisadas em três partes para prevenir surpresas, econômica; diz respeito aos custos e receitas envolvidos no projeto, às condições de financiamento, à capacidade de pagamento.
Técnico; o planejamento deve ser compatível com a disponibilidade de matéria-prima, equipamentos, know-how e de pessoal especializado.
Política; considerar a situação legal, a aceitabilidade do plano pelos responsáveis por sua execução e pelos que serão atingidos pelo processo.
Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos como vai acontecer. O planejamento não é uma iniciativa onde pretende-se acertar tudo e sempre, mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficácia nos projetos e processos decorrentes.
Planejar ajuda a desenvolver uma visão, faz como que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Com essa visão o indivíduo passa a identificar as necessidades e falhas de um sistema atual, o planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer, proporcionando indivíduos a capacidade de elaborar uma solução no presente para atender o