Planejamento
1. O que significa planejar o ensino?
O planejamento faz parte do cotidiano do ser humano, pois estamos constantemente enfrentando situações que não pertencem ao contexto de nossa rotina. Essas situações precisam ser enfrentadas mediante a utilização de procedimentos racionais para suas consequências não sejam insatisfatórias.
Por isso é necessário que primeiro se tenha conhecimento da realidade dos educandos, e o que eles sabem sobre o que vai se ministrado e se tem algum interesse sobre o assunto, para poder inicia o processo do planejamento de ensino, que envolva a formulação dos objetivos, a determinação dos conteúdos a serem ministradas e as estratégias que serão adotadas para facilitar a aprendizagem.
Na escola quando se atua como educadores, tem se o dever de introduzir os educandos nos diversos aspectos da vida cultural da sociedade em que vive e isso requer ação sistemática, organizada e intencional.
2. Quais são os níveis de planejamento? Conceitue cada um.
Planejamento educacional, planejamento institucional, planejamento curricular e planejamento do ensino. * Planejamento Educacional – É o que tem o desenvolvimento mais amplo, pois o seu processo objetiva definir os fins últimos da educação e os meios para alcançá-los, os responsáveis por esse tipo de planejamento são as autoridades educacionais, no âmbito do MEC, do Conselho Nacional de Educação e das Secretarias estaduais e municipais da educação. * Planejamento Institucional – Ele tem duas vertentes a política que estabelece um compromisso com a formação de um cidadão para um tipo de sociedade e pedagógico que define os propósitos e a forma de efetivação das ações educativas da escola. Ele pode se chamado de projeto político pedagógico. * Planejamento Curricular – Tem como objeto a organização do conjunto de ações que precisam ser desenvolvidas no âmbito