Planejamento
Planejamento é a mais importante das funções adms. Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem devem fazer. Envolve a seleção de objetivos, com base em certas condições e a determinação dos meios necessários para se estabelecer um curso de ação que nos conduza aos objetivos.
Fases do planejamento
Tão importante quanto planejar é determinar a oportunidade de fazê-lo. Isto compreende o “porque” e o “quanto” planejar ou rever o que foi planejado, a fim de solucionar um problema presente ou futuro, para isso existem algumas fases a seguir.
Determinação dos objetivos: primeira fase do planejamento, os objetivos determinam aquilo que deve ser feito e o que se deve realizar através de políticas, diretrizes, procedimentos, normas, orçamentos, programas e estratégias. Para que sejam melhor atendidos os objetivos, tanto os finais como os intermediários, devem ser expressos de forma específica e em termos numéricos.
Investigação das condições: para que os objetivos sejam atendidos, dentro das premissas estabelecidas, é necessário que todas as condições sejam devidamente investigadas, desta maneira devem ser analisadas e previstas, quais as condições que permanecerão; quais as novas condições, quais as que deixarão de existir, e quais serão alteradas.
Determinação dos cursos de ação possíveis : esta é a terceira fase do planejamento e para sua realização, em casos mais complexos, utilizam-se técnicas de análise matemática, financeira, há necessidade de determiná-las, visando examinar aquelas que se mostram mais razoáveis. Dentre estas técnicas, podemos destacar a pesquisa operacional, a teoria da probabilidade, dos jogos, das filas de espera, etc.o importante nesta fase é buscar alternativas viáveis. dentro de cada uma delas.
Avaliação dos cursos de ação: este é o quarto passo do planejamento, consiste em avaliar qual deles atende melhor e de forma mais econômica, aos objetivos. Para a avaliação, cada curso