planejamento
Interação Afetivo Social
Ampliar as relações sociais.
Formação de hábitos de higiene e saúde (socialização).
Higiene corporal; higiene com os objetos de uso pessoal, hábitos sociais; hábitos alimentares / sono e repouso; precauções.
Esquema Corporal
Objetivos específicos:
1- Estimular os movimentos dos membros superiores e inferiores.
2- Fortalecer os músculos.
3- Identificar e nomear partes do corpo.
4- Conhecer o próprio corpo (cabeça, tronco, membros)
5- Criar hábitos de higiene pessoal.
Sugestões de atividades
· Massagear com movimentos circulares os membros e também a barriguinha do bebê( sempre bem leve, devagar, com muito carinho e conversando com o bebê).
· Ginástica: deitar o bebê com a barriguinha para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as perninhas, tentando encostá- las na barriguinha. Fazer os movimentos bem devagar e no máximo 4 vezes. Ainda, com as pernas, fazer movimentos de bicicleta. Com os braços, fazer movimentos de dobrar e esticar. Colocar um bichinho de borracha na mão do bebê e o estimular a fazer movimentos de abrir e fechar apertando o bichinho.
· Rolar em um colchão: da posição dorsal para ventral.
· Estimular a criança a sentar-se apoiada (ou não) a uma almofada, movimentar um objeto. no alto, estimulando-a a erguer a cabeça e os braços em direção ao objeto.
· Colocar a criança deitada sobre o abdômen e mostrar (movimentar) um objeto à sua frente, estimulando-a a erguer-se nas mãos ou antebraços, para pegar o objeto.
· Trabalhar à frente de um espelho: sentar a criança à frente de um espelho e estimular movimentos de levantar os braços , inclinar o corpo.
· Brincar (imitar) de gatinho , cachorrinho; engatinhar até um objeto de seu interesse.
· Estimular a criança a ficar de pé e caminhar. Dar a mão a criança e fazer com que ela se sinta segura.
· Colocar a