planejamento
PLANEJAMENTO NO SETOR PRIVADO
ALUNOS (A): ALISSON PINHEIRO
DYOWZEF OLIVEIRA
LORENA OLIVEIRA
LUCAS STORCH
ROGERIO FERREIRA
RIO BRANCO – ACRE
2015
INTRODUÇAO
O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo, além de prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro, aumentando a sua racionalidade e eficácia.
Existem três tipos de planejamento empresarial, a diferenciação deles ocorre em termos relativos e se fundamenta em quatro aspectos, onde nós temos o nível de decisão, o horizonte temporal, a especificidade e a amplitude de efeitos. Esses aspectos definem os três níveis de planejamento empresarial, podendo ser eles, estratégico, tático ou operacional.
O planejamento estratégico é um processo permanente e contínuo, sendo sempre voltado para o futuro. O planejamento tático faz a intermediação entre o nível estratégico e o operacional, ele traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos. O planejamento operacional é a formalização dos objetivos e procedimentos, tem como finalidade desdobrar os planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa.
ORIGEM
No Brasil, com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo, surgem alguns fatores negativos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Questões como reduzido crescimento econômico, globalização, regulamentação governamental, inflação, escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento do planejamento estratégico.
Apesar de muitas empresas já estarem utilizando a metodologia do
Planejamento Estratégico, ainda pairam dúvidas sobre o que realmente este vem a ser e como deve ser formulado. A maior dúvida