Planejamento
PEDAGOGIA- º PERIODO
A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE AULA E AVALIAÇÃO
COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
LINHARES
2014
INTRODUÇÃO
Planejar é um ato que acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana.
Todas as pessoas planejam suas ações desde as mais simples até as mais complexas, na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou as das pessoas que as rodeiam.
O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado. É importante lembrar ao professor que a elaboração de um plano de aula não o isenta de preparar as aulas a serem ministradas, pelo contrário, ele deve sempre preparar uma boa aula, apresentando um esquema e uma seqüência lógica dos temas trabalhados.
Mas não é só na vida pessoal que as pessoas planejam suas ações, o planejamento atinge vários setores da vida social. Se o ato de planejar é tão importante, muitas pessoas ainda resistem em aceitar este fato, principalmente no contexto escolar, os professores resistem em preparar suas aulas e conscientizá-los da importância de utilizar o plano de aula como um norteador da ação pedagógica.
Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usam-se os processos racionais para alcançar o que se deseja.
O planejamento tem que haver flexibilidade, pois é concebido com dinamismo próprio, de natureza dialética. Posto isto, a avaliação