Planejamento
1. PLANEJAMENTO
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. É planejar o rumo de uma organização e de todos os seus componentes.
Direciona a missão da organização em termos de suas principais atividades.
Entre os resultados do planejamento estratégico incluem-se diretrizes amplas e gerais para selecionar áreas de negócios ou mercados nos quais ingressar ou dos quais se retirarem. Ou planejamento cotidiano, que aborda cronogramas específicos e alvos mensuráveis.
Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida em longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas, se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referentes a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles:
1.2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão voltados totalmente para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso de se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.
O planejamento estratégico envolve seis etapas principais:
1. A determinação dos objetivos empresariais,
2. A análise ambiental,
3. A análise interna da organização e seus recursos,
4. A geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas,
5. A implementação da estratégia escolhida por meio dos planos táticos e operacionais,
6. O acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.
O Balanced Scorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo