Planejamento
- Refere-se a decisões tomadas e executadas no tempo presente, porém seus resultados são projetados para o futuro. Consiste em uma relação de causa e efeito entre decisões tomadas e suas consequências. Sendo responsabilidade do administrador, manter um equilíbrio entre as vantagens e desvantagens do curto e longo prazo, transmitindo segurança a seus subordinados.
- Determina a direção a ser seguida, como melhor caminho, para obter resultados desejados, são decisões, com base em objetivos e fatos que poderão ocorrer ao longo de um prazo. Para isso, deve-se decidir antecipadamente o que, como, quando e quem deve fazer certa atividade. Também se deve identificar antecipadamente os custos e benefícios do que irá ser realizado e os respectivos recursos necessários.
- A precisão do planejamento varia inversamente em relação ao tempo de projeção e números de fatores considerados, quanto maior o prazo, menor a precisão e quanto mais preciso for o estudo, maior as chances de se obter a mesma. Devido a isso, os planos de prazos mais longos devem ser indicativos e conter poucos detalhes, já os de prazo curto, detalhados.
Planejamento Estratégico
- Consiste em um planejamento ordenado das metas de longo prazo e dos recursos disponíveis para realizá-las, levando em conta o ambiente interno e externo da empresa. Define os rumos do negócio e tem como propósito influenciar os ambientes em que a emprese esta inserida, visando sempre o que deve ser feito para atingir o cenário desejado. Sendo assim, uma forma de evitar que os administradores pensem que a empresa esta estagnada no tempo.
- O conceito de eficácia e planejamento estratégico estão fortemente vinculados, já que os dois visam fazer a coisa certa, ou seja, não importa a maneira como as coisas serão realizadas, mas sim a capacidade de obter resultados esperados.
Planejamento Operacional
- Tem como objetivo especificar com precisão quais recursos devem estar disponíveis para cada produto e serviço