Planejamento
1º Agência e relacionamento com clientes
2º Captação do briefing com o cliente
3º Planejamento de campanha de comunicação
4º Briefing criativo (Neste briefing o planejamento só coloca as informações relevantes e retira as informações que são consideradas desnecessárias para dar para a criação). O planejamento não cria as peças da campanha, ele apenas passa para a criação o que ela deve fazer.
O Diagnóstico de comunicação nada mais é que você identificar os problemas e/ou oportunidades através de informações que foram levantadas, seja através do cliente ou através de pesquisas para complementar as informações dadas pelo cliente.
Fórmula do diagnóstico:
Informações do briefing do cliente + Pesquisas que complementam as informações dadas pelo cliente + análise crítica das informações coletadas = Diagnóstico de comunicação.
A partir do momento que você tem um entendimento do problema você busca por oportunidades.
Para fazer um diagnóstico você tem que pesquisar, observar, questionar, fugir das miopias e dos pré-conceitos.
Ex: Você não gosta da Anita, logo você acha ridículo o fato de ela estar fazendo propaganda para o mundial. Acontece que os profissionais de planejamento tem que entender que o Mundial é um Supermercado popular, então a Anita tem tudo a ver com essa marca.
É preciso pesquisar, entender, diagnosticar e dar a solução. Não existe uma resposta única, o que vale é a sua capacidade de interpretação e análise das informações.
Ciclo do planejamento:
Onde estamos (situação atual) > Porque estamos aqui (É quando você vai fazer o diagnóstico para encontrar os problemas e oportunidades) > Onde queremos chegar (Traçar o objetivo de comunicação, ou seja, a resposta desejada. É o efeito que queremos que a comunicação tenha na mente do consumidor) > Como chegaremos lá? (São as recomendações. É quando você traça a estratégia e as táticas).
Campanhas de comunicação: A campanha divulga uma marca/produto/serviço.