Planejamento
Os planos são os meios traçados para alcançar um objetivo. Por exemplo: Uma empresa precisa diminuir despesas, para isso, ela utiliza os planos de redução de salários, evita contratações e demissões.
Os objetivos bem definidos devem ter características participativas de diversos administradores da empresa, não só sob a visão da diretoria ou presidência, porque atua como fonte de motivação.
As etapas do processo de administração estratégica são: o diagnóstico da situação atual, a análise estratégica, formulação estratégica, implementação estratégica e o controle estratégico. A formulação estratégica é mais importante, se não for bem formulada, não há sucesso em sua implementação. Não é possível começar o processo de administração estratégica com a implementação, uma vez que estratégias não são pensadas e definidas.
O propósito da análise SWOT é estudar, de forma integrada, o processo de análise estratégica, depois de identificadas as oportunidades e ameaças ambientais e os pontos fortes e fracos da organização.
As diferentes opções estratégicas de nível corporativo são: Estratégia de Crescimento, Estratégia de Estabilidade ou Estratégia de Retração. A estratégia de crescimento pode ser exemplificada por aumento de vendas ou fusões com outras empresas. A estratégia de Estabilidade é adotada por empresas que buscam manter o mesmo tamanho ou crescer de forma controlada, para não obter mudanças significativas nas orientações estratégicas da organização. Por fim, a