PLANEJAMENTO
Foi depois dessa minha atitude inconsequente, que descobri o que pode acontecer com o óleo jogado na rede de esgoto, e não, não é nada legal.
Primeiro de tudo que ele pode entupir o encanamento, porque pode ficar retido lá, segundo que se não receber o devido tratamento pode acabar na superfície de rios e represas prejudicando a fauna aquática (peixinhos indefesos) ou então no solo contribuindo com enchentes e por fim entrando em decomposição liberando gás metano, sem nem entrar no mérito do mau cheiro. Por favor, recicle o óleo usado!
E tem como? Sim, e a sua parte é a mais fácil de todo o processo!
O óleo de cozinha usado pode virar muitas coisas: sabão, resina para tintas, detergente, glicerina. ração para animais e biodiesel. Você só precisa armazenar de maneira adequada e depois levar até um ponto de coleta.
Olha como é simples reciclar!
Alguns condomínios tem a preocupação e disponibilizam para os moradores um ponto de coleta e depois vendem esse óleo de cozinha usado para empresas que reciclam este “material”. Como por exemplo esta daqui, aRe-cicle, que disponibiliza um recipiente e depois faz a coleta, fora o fato de que até pagam a vista! Pode ser uma boa ideia para vender para o seu condomínio ou até para algum ponto comercial no seu bairro, enfim, utilizem a criatividade. ;)
Se este não for o caso, a Soya criou uma campanha bem legal em parceria com o Instituto Triângulo, Junte Óleo, que você pode levar o seu óleo de cozinha usado e