PLANEJAMENTO, E A IMPORTÂNCIA DE SE PALEJAR A EDUCAÇÃO

1234 palavras 5 páginas
Lêida Sônia do Nascimento

PLANEJAMENTO, E A IMPORTÂNCIA DE SE PALEJAR A EDUCAÇÃO RESUMO: O presente texto apresenta, uma abordagem sobre o ato de planejar e a importância de se planejar a educação de forma a obter uma aprendizagem significativa e que possa desenvolver cidadãos críticos e reflexivos. E quais as pessoas responsáveis em fazer o planejamento da instituição escolar. PALAVRAS CHAVE: Planejar, responsabilidade, educação Planejar é elaborar o plano de intervenção na realidade e é importante para que possa estabelecer as metas a serem atingida.
Para se ter um bom planejamento tem que haver uma preparação e um acompanhamento, ele tem que ter também objetivos, coerência, flexibilidade e ordem.
Partindo destes pressupostos do que vem a ser um planejamento e como ele deve ser elaborado, entendemos que para a educação não deva ser diferente, pois se educação é poesis e isto significa que ela tem que ser criada e recriada levando em conta a subjetividade de cada aluno. E planejar a educação é uma forma de evitar a improvisação, é um processo contínuo e um direito de todos nós, pois o planejamento escolar é o marco referencial, e o diagnostico e a programação, que envolve tanto a dimensão pedagógica quanto a comunitária e administrativa da escola.
O planejamento escolar é um documento orientador da ação da escola, no qual se registram os alvos a atingir, as opções estratégicas a seguir, em função do diagnóstico realizado, dos valores definidos e das concepções teóricas escolhidas, e também é necessário que cada unidade escolar tenha o seu projeto pedagógico e que ele não seja somente um plano no papel.
Veiga diz que todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possíveis, comprometendo seus atores e autores.
O planejamento

Relacionados