PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DA LAVRA
Estas talvez sejam as áreas cujo desenvolvimento passado e futuro mais depende do avanço da informática em seu hardware.
Um exemplo típico do desenvolvimento da tecnologia de suporte para essas áreas está no uso das estações de trabalho mais avançadas como o GPS.
Além disso, o uso das técnicas de simulação, capazes de analisar vários cenários de múltiplas variáveis, de maneira rápida, permite o trabalho com a realidade virtual, antes da tomada definitiva de decisões. Hoje, por exemplo, os projetos de cava ainda são desenvolvidos com algoritmos concebidos para duas dimensões adaptados para a terceira dimensão. A nova geração de computadores de 64 bits certamente deverá suportar softwares que permitam a otimização do projeto de cava a três dimensões.
As
tendências
de desenvolvimento
da
informática
nessas áreas devem
necessariamente pelo uso pleno de técnicas geoestatísticas.
GEOTÉCNICA
passar
A geotecnia tem sido utilizada na mineração mais como uma técnica de estudo de prevenção de desmoronamento das áreas potencialmente passíveis de ruptura, o que está aquém do seu real potencial de utilização.
A geotecnia pode impactar significativamente tanto a escavação quanto a disposição de rejeitos. Os estudos relacionados à otimização dos ângulos dos taludes das escavações ou mesmo das bacias de rejeito pode ter consequências bastante positivas em termos do volume do material a ser escavado e da capacidade da bacia de rejeitos.
LAVRA
A área de lavra tem sido aquela que mais impactos tem recebido em relação ao desenvolvimento tecnológico.
As tendências tecnológicas para a área baseiam-se no conceito da .mina inteligente., entendido como aquela mina que consegue uma regularização da sua capacidade em tempo real. O desenvolvimento da .mina inteligente. dependerá de um nível intenso de pesquisa em temas como a gestão dos recursos, produção em tempo real e a automação dos
equipamentos