Planejamento e Plano de Aula
Estando prestes a ministrar uma aula, em qualquer nível de Ensino, onde podemos identificar varias etapas para elaboração de um plano de aula, que corresponde ao detalhamento da unidade didática e representa o dia-a-dia do professor. Sabemos da necessidade de sua articulação com o projeto de curso e o projeto político-pedagógico da escola.
Para que possamos aproveitar todas as possibilidades de construção do conhecimento, é imprescindível que a aula não aconteça na base do improviso, precisa ser planejada, e sempre destacando as potencialidades de cada aluno.
Todo plano de aula deve comtemplar uma estrutura para sua construção, que deve salientar em seu inicio os dados de identificação de onde será desenvolvida a sua aula.
Em seguida tem-se o roteiro básico para que sua elaboração, do Plano de Aula, tenha seu andamento de tal forma que se na necessidade de o professor titular se ausentar por algum motivo, qualquer outro colega habilitado poderá assumir sua classe sem maiores problemas, mesmo que este não conheça a turma onde será trabalho aquele plano.
Toda e qualquer aula tem seu ponto de partida em um assunto, ou seja, dessa forma, precisamos identificar o tema da aula que será ministrada, que poderá ser mais ou menos detalhado.
Objetivos bem específicos devem ser estabelecidos pois nosso plano de aula parte de um plano de ensino, estes obedecem as finalidades delimitadas com antecedência, ou seja, resultados previamente estipulados, indicando o comportamento final do aluno, ou seja modificações de atitudes, obtidas por meio de experiências de aprendizagem. Os resultados que se pretendem atingir devem estar de forma, e de acordo com a aula proposta, estes devem ser elaborados de forma simples, que demonstrem o comportamento final do aluno.
Todos os recursos utilizados para o ensino correspondem aos materiais que utilizamos para acompanhar as experiências de aprendizagem, dessa forma, são meios que viabilizam os métodos e