Planejamento e Orçamento
CAP. 1 – PLANEJAMENTO
Planejamento
O planejamento se apresenta como um processo de reflexão e de tomada de decisão porque permite a alta direção avaliar a posição da empresa na busca da competitividade e planejar soluções que possam melhorar cada vez mais essa posição. Assim, a função gerencial se faz pelo controle dos processos, que tem como foco a avaliação permanente dos resultados obtidos em relação aos previstos no planejamento, identificando necessidades de correções e implementando tais correções necessárias.
Desenvolver uma VISÃO ESTRATÉGICA na empresa é contar sempre com recursos e informações que permitam os gerentes estarem sempre sintonizados e atentos para o aproveitamento de oportunidades apresentadas ou mesmo criadas que permitam o crescimento empresarial.
Através de PLANOS ESTRATÉGICOS, elaborados como reflexão da situação em que a empresa se encontra em relação aos ambientes internos e externos, diante o conhecimento do que ela tem como pontos fortes e pontos fracos, a gestão empresarial implementa assim em toda a organização um conjunto de atividades orientadas que, implementadas de forma controlada, atendem ao aproveitamento das oportunidades de melhoria como também a eliminação de riscos possíveis.
Para planejar é preciso ter indicadores disponíveis que permitam orientação e avaliação de resultados; de forma complementar ao que foi visto no item RESULTADOS OPERACIONAIS deste capítulo, alguns parâmetros como os apresentados a seguir servem de orientação para ilustrar indicadores que poderiam ser utilizados no planejamento e avaliação do desempenho empresarial :
Qualidade: adequação permanente dos produtos e serviços aos requisitos e necessidades dos clientes;
Competitividade: manter e, ou aumentar a participação de mercado;
Produtividade: obter mais e melhores resultados com um esforço menor;
Inovação: antecipar-se à mudanças e, ou às novas necessidades;
Crescimento da equipe: desempenho e