Planejamento e organização do turismo: inventário turístico da minha cidade – são joão de meriti
A CIDADE
São João de Meriti é uma cidade formada por 24 bairros, sendo eles, Agostinho Porto, Centro, Coelho da Rocha, Éden, Engenheiro Belford, Grande Rio, Jardim Íris, Jardim Meriti, Jardim Metrópole, Jardim Paraíso, Jardim Sumaré, Parque Alian, Parque Analândia, Parque Araruama, Parque Novo Rio, Parque Tietê, São Mateus, Tomazinho, Venda Velha, Vila Norma, Vila São José, Vila Rosali, Vila Tiradentes, Vilar dos Teles, Meriti é basicamente de bairros residenciais, Porém sua principal atividade econômica está concentrada no setor de comercio e serviços, divididos em alguns bairros como o Centro, Vilar dos Teles (antigamente chamada de Capital do Jeans), a Venda Velha onde fica localizado o Shopping Grande Rio, Coelho da Rocha e São Mateus.
O município possui segundo a última contagem do IBGE, realizada em 2007, uma população de 464.282 habitantes, ocupando uma área territorial de 34 Km². Hoje, segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a população ultrapassa, e muito, a última pesquisa do IBGE; estima-se que a realidade atual aponte para mais de 600 mil habitantes.
A cidade concentra o maior adensamento populacional da América Latina, são cerca de 12 mil habitantes por Km² – peculiaridade que rendeu o apelido de "Formigueiro das Américas" pois sua densidade demográfica se tornou superior à de Cingapura, na Ásia.
O crescimento acelerado trouxe inúmeras conseqüências graves para o município, em relação ao planejamento e aplicações de políticas públicas. Não havia como planejar saneamentos, calçamento, atendimento em educação e outros problemas dentro do espaço urbano. Crescia aceleradamente as massas migratórias, que saíam do campo e se dirigiam às periferias urbanas, o chamado êxodo rural.
Considerada uma cidade-dormitório, Meriti é cortada pela Via Dutra, que interliga a cidade a outros pontos do estado.
HISTÓRIA
São João de Meriti foi