Planejamento e organização do trabalho escolar
O Diretor:
Estabelece na escola a pratica do planejamento como um processo fundamental como elaboração de Plano Fe Desenvolvimento da Escola e o seu Projeto Político Pedagógico, orienta a elaboração de planos de ensino e de aula pelos professores, segundo as proposições legais de educação e o dp Projeto Político Pedagógico da escola.
A importância e a necessidade do planejamento em educação.
Sem um planejamento adequado, as ações tendem a ser improvisadas, imediatistas, levando notadamente ao erro, causando enormes prejuízos a educação. O ato de prejuízos a educação. O ato de planejar, faz com que a ação do gestor escolar seja ampla, tendo condição de permear uma liderança seguramente e uma organização sistematizada.
O Significado do planejamento.
O planejamento evolui para o instrumento dinâmico do trabalho, porém constitui-se um processo imprescindível em todos os setores da atividade educacional, servindo como mapa norteador a mais básica, essencial e comum de suas dimensões.
Planejamento: Um processo contínuo
O planejamento esta associado a fase que antecede as ações, é necessário tem em mente que deve estar em todos os momentos e fases das mesmas, sendo um processo continuo planeja-se antes, durante e depois das ações. Havendo imprevistas e novas condições que ocorrem naturalmente no processo, o educador deve estar preparado para organização e reorientação de ações.
Todo plano ou projeto pedagógico, não consegue prever todas as condições adversas e emergentes, contudo as adaptações e flexibilidade podem ocorrer no exercício do trabalho escolar, demandando um posicionamento do diretor claro, flexível em relação as diversidade e circunstancias à dinâmica social.
Tópicos a serem discutidos:
Planejar representa definir compromissos de ação;
Contribuições objetivas;
Planejar é um processo de reflexão
O tempo e o esforço despendidos em planejamento, são validos caso as idéias