Planejamento e Gestão em Serviço Social
Esta atividade é importante para que você inicie o processo de elaboração do planejamento, entendendo cada um dos passos e sua aplicação prática, a partir de um caso a ser escolhido por você juntamente com sua equipe de trabalho. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1 (Equipe)
Realizar a leitura e elaborar um resumo, de no máximo uma página, com os tópicos principais do capítulo “Observações iniciais a um roteiro de coordenação de um processo de planejamento” do Livro-Texto (PLT 432).
“1ª advertência: A realização de um bom roteiro é a liberdade de pensamento. A equipe deve buscar em bibliografias ou experiência alheia, a coordenação de manter um planejamento, seguindo o roteiro afim de que esse conjunto se complete, com a participação do grupo.
2ª advertência: ao propor um roteiro, levar em conta a teoria sobre o planejamento e a situação atual em que se encontra hoje o setor educacional. A teoria da firmeza e clareza necessárias, em termos globais. O detalhe é a cultura de um grupo, num determinado momento.
1. Repetições de processos são necessários na prática e é importante que o processo, seja um instrumento de valorização de pessoas, de alegrias e realização.
Ter presente:
a) A elaboração dos planos deve ser algo claro, preciso com conhecimentos teóricos, constância e disciplina.
b) A coordenação não pode emitir partes, mesmo considerando que há repetições.
c) A coordenação pode substituir técnicas e instrumentos quando necessário e a teoria indicar: a modificação da cultura do grupo se dá, pela implantação do processo e trará a necessidade de mudanças.
2. O “aprender-fazendo” é eficaz para apressar e aprofundar a aprendizagem, e útil em fazer as pessoas crescerem ‘globalmente.’
Distinguir as duas situações – a de coordenar um grupo que realiza processo de planejamento e a de ser professor-, ambos é necessária firmeza sobre o que se