PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA – MATERIAL
UNIDADE 1: ADEQUAÇÃO VOCACIONAL
1. Perfis profissionais
Conhecer e cultivar os seus diversos talentos é uma grande arma profissional.
A maior ferramenta para o sucesso no mundo profissional é concentrar esforços nos seus talentos mais desenvolvidos (os seus talentos diferenciadores), observa João Gabriel de Lima, autor da reportagem "A descoberta do talento" (Veja, São Paulo, n. 1.860, 30.jun.2004, p. 90).
Determinadas atitudes em situações de trabalho evidenciam traços de personalidade ou de caráter. Alguns demonstram capacidade de liderança, outros raciocínio lógico ou criatividade, ou sociabilidade, ou espírito empreendedor e assim por diante. Essas qualidades são as competências ou talentos, de acordo com David McClelland, autor de "Avaliando a competência em vez da inteligência", 1973.
A maior parte dos profissionais não possui apenas um talento, mas um grupo de talentos. Quem é criativo costuma ser também comunicativo, estrategista e persuasivo. Quem é dotado de liderança é também ambicioso e competitivo, e assim por diante.
Os profissionais podem ser distribuídos em cinco tipos de perfis psicológicos, de acordo com Thomas Case, americano, fundador do grupo Catho, coordenador de pesquisa para identificar as competências e aferir as mais valorizadas. Na ordem de valorização pelo mercado de trabalho, esses cinco tipos de perfis são:
1) assertivo (liderança, ambição e competitividade);
2) empreendedor (comunicação, estratégia, criatividade e persuasão);
3) analítico (observação, raciocínio lógico, análise crítica, autocontrole, decisão e independência);
4) sociável (energia, otimismo, sociabilidade, persistência e companheirismo);
5) disciplinado (conservadorismo, concentração, detalhamento, disciplina, organização e rotina).
Os dois perfis profissionais mais valorizados, o assertivo e o empreendedor, relacionam-se com as principais características do trabalho do mundo atual.