Planejamento e gestão da manutenção
Curso Redes de Computadores
Disciplina: Empreendedorismo
Prof. Ms. João Henrique Viana
ESTUDO DE CASO DA OAKS
Durante uma conversa informal, estudantes de administração entraram em um assunto: “insatisfação com os estágios de trabalho”. Todos concordavam que os estagiários não eram valorizados pelas empresas como acreditavam que deveriam ser e que a possibilidade de crescimento profissional dentro delas era limitada. Então surgiu a idéia de um deles, que disse: “e se a empresa fosse nossa, como faríamos?”. Foi então que surgiu a proposta de criar um “grupo de estudo de empreendedorismo” para discutir as idéias e a viabilidade dos negócios.
Usando a técnica brainstorm, técnica utilizada em grupos que consiste na exploração de idéias para alcançar a melhor solução. Desse encontro surgiram as mais variadas sugestões, dentre elas a de um fast-food mexicano, aproveitando a experiência de um deles que já havia morado nos Estados Unidos durante um intercâmbio, que seria o Cali-mex, que consiste na adaptação da culinária mexicana em um contexto californiano.
Através da experiência anterior de um dos alunos, os futuros empreendedores resolveram apostar na união das duas culturas e sua adaptação para o mercado brasileiro, que contava com uma gama de produtos que misturavam ingredientes que agradavam o paladar do público local. Iniciaram uma pesquisa de mercado através de um formulário enviado por e-mail para amigos e amigos de amigos, para saber informações onde os porto-alegrenses faziam suas refeições, suas impressões sobre o estilo fast-food e, principalmente o que achavam da comida mexicana. Aproveitando-se desses resultados, eles montaram seu projeto e seguiram para o próximo passo: o financiamento. Para isso, era necessário desenvolver um plano de negócios especificando as pretensões do projeto, incluindo um plano financeiro, plano de marketing, plano de produção e plano de recursos humanos, de maneira dinâmica e