Planejamento e gest o em servi o social
Serviço Social
Grasiela Aparecida Maciel - 422442
Isabelle Mariane Pradela Cunha - 422461
Sandra Rosana Barberato - 422797
Planejamento e Gestão em Serviço Social
Atividades Práticas Supervisionadas
Professora: Mº. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes.
Promissão, 31 de Março de 2015.
Introdução
O planejamento participativo é um importante instrumento para a sociedade, pois é um processo que possibilita a tomada de decisões e de comunicação sobre os objetivos que se devem atingir no futuro visando transformar uma dada realidade através da implementação e controle das ações planejadas. Ou seja, é a base na qual todos os planos da ação, estão montados, definindo as metas, princípios, procedimentos e métodos que determinam o futuro.
O planejamento participativo visa não só democratizar as decisões, mas estabelecer as prioridades para as pessoas envolvidas no processo e constitui-se em um ato de cidadania, na medida em que esse processo possibilita a definição da concepção da realidade a partir da ação e da reflexão, pois é uma tomada coletiva de decisões.
A população global de idosos vem crescendo muito nas ultimas décadas. Entretanto por diversos fatores a sociedade não está preparada para a mudança desse perfil populacional. Neste contexto, a questão do envelhecimento passa a ser uma questão social que requer ações planejadas voltadas para o atendimento desse setor, para possibilitar melhorias na qualidade de vida e seguridade dos idosos.
A importância do planejamento na prática profissional do Assistente Social
"Você deve ser a própria mudança que deseja ver o mundo."
Mahatma Gandhi
“ROTEIRO GERAL DO FAZER”
Passos que devem estar contidos num planejamento:
1- Preparação
Esta etapa é totalmente necessária se a instituição ou grupo está iniciando um processo mais globalizado e mais participativo de planejamento. Mais tarde ela pode ser omitida, embora o aprofundamento das questões básicas não seja desagradável nem inútil, para as
pessoas,