Planejamento e execução do trabalho
1 - A teoria clássica da administração ditou princípios e funções como sendo a única maneira de conduzir toda e qualquer organização. Dentre os seus princípios, no que diz respeito ao planejamento e execução do trabalho, concentrou-se no aspecto formal da organização, buscou tornar a administração uma atividade impessoal, deixando de lado o aspecto pessoal da estrutura organizacional, com o propósito de facilitar a gerência nas empresas. Confrontada pela texto, mesmo sendo base da administração ainda nos dias de hoje, a teoria clássica está defasada. As pessoas são quem movem as organizações, não são peças complementares no alcance dos objetivos, elas são as próprias engrenagens, unidas umas as outras, dependendo umas das outras para que essa maquina, chamada organização, trabalhe de maneira efetiva.
2 – Na teoria X o indivíduo não gosta de trabalhar, por isso precisa ser dirigido e controlado, na Teoria Y o indivíduo tem prazer em trabalhar, por isso precisa apenas ser motivado. Concordo que existam indivíduos X, Y, XY, YX porque o individuo pode ter prazer em trabalhar e mesmo assim precisar ser controlado e dirigido, bem como um individuo pode não gostar e precisar apenas ser motivado. Acredito que o aspecto individual não pode ser mensurável , muito menos previsível. O texto discorda das teorias X e Y e apresenta diversos exemplos de como cada individuo precisa ser administrado, diferentes indivíduos diferentes formas de serem administrados.
3 – Administração Estratégica é o estudo da organização pela própria organização. Administrar estrategicamente é conhecer o ambiente interno e externo onde a organização está inserida. O texto apresenta uma visão da Administração Estratégica focada no ambiente externo, nas ameaças e oportunidades. O ambiente empresarial ideal é aquele em que existe um equilíbrio entres seus dois principais eixos: o ambiente interno e