planejamento e estratégia
Fundamentos de Planejamento
As organizações se definem em torno de objetivos. Cabe aos administradores decidir qual rumo a organização deve seguir e formular as estratégias e os planos necessários para alcançar os objetivos.
Conceito de planejamento
O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito.
Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Já os planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar os objetivos. Todos os administradores necessitam planejar suas ações. O planejamento é indispensável em todas as organizações e em todos os níveis organizacionais. Sem planejamento, às organizações andariam a deriva e sem rumo.
O planejamento é a base de todas as outras funções da administração. Sem planejamento não seria possível organizar, dirigir e controlar as atividades. Principalmente em organizações pequenas, é comum existir um tipo de planejamento informal. Esse estilo é a caracterizado por uma definição vaga de objetivos além disso não se apresenta na forma escrita e pode ser altamente mutável ou variável. Neste capitulo, o foco da análise está no planejamento informal.
A importância do planejamento para a administração
Com dinamismo que caracteriza as empresas contemporâneas, a importância do planejamento torna-se mais evidente. Diversas pesquisas têm confirmado que o planejamento formal afeta positivamente o desempenho organizacional.
Criticas do planejamento
Um dos principais argumentos utilizados pelos críticos é que o planejamento formal não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico. O planejamento formal inibi a criatividade, a inovação a ousadia.
Tipos de planos