Planejamento e Controle de Produção
O presente trabalho se trata sobre Planejamento e Controle de Produção (PCP), planejamento de demanda e das necessidades de materiais. O PCP consiste em um processo utilizado no gerenciamento das atividades da produção, e abordaremos o seu surgimento, as divisões hierárquicas, e citaremos um exemplo de sistemas PCP, o Planejamento dos Recursos da Empresa (ERP).
Falaremos também das etapas do planejamento de produção, de técnicas de previsões utilizadas nas empresas atualmente, dos melhores métodos de planejamento de demanda e como é planejado e controlado todo o estoque de materiais, qual o processo envolvido para a compra deles, além da parte de controle da produção e qual sua importância.
No decorrer deste trabalho destacamos a importância do PCP em uma empresa, e que sem ele, a empresa desapareceria, pois é necessário o controle de tudo o que acontece antes, durante e depois de um processo de produção.
2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Para que não se tenha dificuldades em alcançar a qualidade e produtividade exigidas pelo mercado, toda empresa deve ter um planejamento e controle de sua produção, evitando, assim, a falência e o desaparecimento.
O capitalismo, que está presente no nosso sistema de produção ate os dias de hoje, define como único objetivo empresarial, o lucro, onde as pessoas envolvidas procuram diminuir seus custos e melhorar a sua organização para a participação mundial. A estratégia geral da maioria das empresas com competitividade mundial é definir a sua organização e manter a sua vantagem, diferenciando-se dos concorrentes e obtendo maior lucro.
O Planejamento e Controle de Produção (PCP) surgiu com a Revolução Industrial, que impulsionou o consumo em massa e a administração das produções. Com o aparecimento de milhares de empresas e indústrias, aumentou-se o índice de competitividade e de buscas por mercados consumidores, o que obrigou as empresas a melhorarem a sua produtividade e a criarem sistemas que