Planejamento e controle da produção
Cristina Pellegrini Barbieri
Professor: Alex Fabiano Jaskulska Bernardes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 0280) – Prática do Módulo IV
15/10/2013
RESUMO
.
A capacidade produtiva do ser humano existe desde os primórdios, quando o indivíduo percebeu a necessidade de “se construir coisas” para as mais variadas finalidades. Esta atividade, inicialmente artesã, foi-se avolumando com o passar dos tempos e ganhando status de fábrica de acordo com a demanda empreendida, emprego de mais pessoas, instalações e ferramentas adequadas.
O valor agregado destes produtos pela sociedade moderna despertou a necessidade de se desenvolver métodos e técnicas adequadas para garantir a qualidade do produto, o controle e a eficiência do processo utilizado. Desta forma estavam criadas as empresas como ainda hoje as conhecemos e vale lembrar, sendo um dos principais diferenciais entre os povos, nações e até continentes.
Palavras-chave: Valor agregado. Técnicas adequadas. Eficiência dos processos. (empresas?)
1 INTRODUÇÃO Produzir mais e melhor é o objetivo máximo de toda organização que empreenda sobreviver desde as pequenas de organização até o atual contexto econômico. A partir da Revolução Industrial no sec. XVIII, momento em que a sociedade moderna desenvolveu os conceitos que norteiam as atividades relacionadas à produção de bens e serviços e consequentemente foram aprimoradas as técnicas utilizadas, bem como novas tecnologias foram introduzidas por meio das muitas invenções como a máquina a vapor, é que as empresas garantiram singular importância e então muitos estudiosos se dedicaram a melhorar os processos envolvidos em cada etapa da produção. Adam Smith, com a divisão do trabalho e a especialização da mão de obra, abriu caminhos para posteriormente outras tecnologias serem desenvolvidas objetivando otimizar insumos e diminuir custos, como Taylor em 1898