Planejamento e Controle da Produção
Este estudo de caso analisa o Planejamento e Controle da Produção (PCP) de uma empresa do segmento comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios. O estudo foi desenvolvido a partir de consultas bibliográficas e pesquisa detalhada dos dados disponíveis com colaboração de pessoas envolvidas com o PCP da empresa. Estudamos as características internas da empresa, sendo prioritárias as informações sobre o planejamento estratégico, planejamento-mestre e programação da produção. O trabalho evidencia a importância de um PCP bem estruturado e esse como fator fundamental para se manter competitivo. A partir da análise também foi possível identificação de melhoria.
Devido às circunstâncias do mercado que forçam gradativamente as organizações a buscarem mais qualidade e menor custo de seus processos e produtos, as empresas cotidianamente adotam medidas que possam ser eficazes para a vantagem competitiva.
Revisão bibliográfica
O PCP têm como função a coordenação e o apoio do sistema produtivo. Esse sistema caracteriza-se pelo processo de transformação de entradas (inputs) em saídas (outputs), e estará envolvido com diversas áreas ligadas direta ou indiretamente com a produção para buscar informações e outros recursos necessários à elaboração e execução dos planos de produção.
As atividades do PCP são exercidas nos três níveis hierárquicos do planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção. No nível estratégico é estabelecido o plano de produção que fará a estimativa de vendas de longo prazo e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos. Este plano geralmente é pouco detalhado e estabelece um plano para um longo prazo. Em médio prazo, o plano-mestre de produção buscará táticas para operar de forma eficiente o plano de produção. Este é um plano que irá analisar diferentes formas de guiar o sistema produtivo disponível programação da produção em curto prazo se encarregará