Planejamento e controle da produção e sua importância na administração
IMPORTÂNCIA NA ADMINISTRAÇÃO
O PCP tem como objetivo decidir a melhor maneira de utilizar eficientemente os recursos escassos da produção para alcançar os objetivos estabelecidos e no momento certo, ou seja, é o ato de controlar efetivamente os recursos e o tempo que possuem, garantindo a produção, qualidade e a entrega na data e quantidade exata. O planejamento traça planos para um determinado tempo onde o controle ajudará a chegar ao objetivo, pois essa ação de controlar irá cuidar das variáveis que estão envolvidas na realização destes, isso significa que o controle concede que faça alterações no plano quando necessário.
Com um bom planejamento e controle da produção é possível obter altos índices de produtividade e qualidade, maior rapidez, menor custo e maior lucratividade. Mas para alcançar esses resultados é necessário utilizar o planejamento e o controle em todo o processo de produção, desde o início até o fim. Por meio do planejamento e controle de estoque é possível garantir que a produção consiga suprir a demanda, evitando o desperdício, prejuízos e evitam pausas na produção.
A cadeia de suprimentos é o conjunto de atividades que envolve desde o fornecimento de matérias primas, compras, gestão da distribuição física, logística até a gestão de materiais, podendo obter velocidade, confiabilidade, flexibilidade e qualidade. O MRP é um sistema que permite quantificar materiais de determinado tipo e em que momento será necessário ao processo produtivo. O MRP II possibilita a avaliação dos recursos de uma empresa, podendo analisar a necessidade de materiais. O JIT é focado para produzir somente o necessário e no momento certo, para não formar estoque.
O planejamento e controle de projetos seguem um conjunto de atividades, no qual envolve a compreensão do ambiente do projeto, definição dos objetivos e estratégias e como será executado. O planejamento e controle de qualidade busca estabelecer padrões de qualidade